Município comemora o dia Mundial Diabetes

Em 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial Diabetes.  A Prefeitura de Antônio Carlos, através da Secretaria da Saúde e Assistência Social, irá promover na terça-feira, 22, uma série de palestras sobre esta doença que é comum e pouco conhecida entre as pessoas.

Os palestrantes serão os médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF), Jackson André Siqueira, Lydiane Takimoto e José Victor Davallos, a fisioterapeuta, Flávia Peixer e o estagiário de fisioterapia, Felipe Augusto de Oliveira.

O evento que ocorrerá no salão paroquial da Igreja Matriz, a partir das 13h30, visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção das complicações  que a diabetes pode causar. O público alvo são as pessoas portadoras desta doença e também seus familiares.

O que é diabetes?

A Diabetes é uma doença provocada pela deficiência na produção insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características. A diabetes é classificada como: Mellitus tipo I, Mellitus tipo II e  Gestacional.

Sede excessiva, perda de peso, visão borrada, aumento do volume de urina e tonturas são alguns dos sintomas da diabetes. A forma de prevenção é simples, praticar atividades físicas, manter o peso, não fumar e controlar a pressão.

QualiDia

No mês de agosto o município de Antônio Carlos foi escolhido pelo Ministério da Saúde para a implantação do QualiDia (Educação em Saúde para auto-cuidado, avaliação contínua e qualidade da atenção do diabetes). Este projeto é inédito no Brasil, e foram escolhidos apenas três estados do país para o desenvolvimento do mesmo: Santa Catarina, Rio de Janeiro e Pernambuco. Destes estados foram selecionadas três cidades de pequeno, médio e grande porte. Em Santa Catarina  foram indicados, Florianópolis, Tijucas e Antônio Carlos.

O município de Antônio Carlos foi escolhido devido ao excelente trabalho desenvolvido pela equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e também por atender 100% da população com o mesmo.

O QualiDia tem como objetivo fortalecer e expandir as ações do SUS para a implementação e avaliação continua da melhoria da gestão de linhas de cuidado em diabetes hipertensão, por meio de cooperação técnica e compartilhamento de experiências.