Saúde e bem estar

Na edição de agosto do Informativo Municipal foi aberto espaço para a Saúde, tema vasto sobre o qual poderão ser tratados diversos assuntos de interesse geral da população.

Do que lembramos quando pensamos em saúde? E quando pensamos em doença? Devemos lembrar que saúde não  é simplesmente ausência de doença. Saúde e todo  um conjunto de bem-estar físico, mental e social, alimentação adequada, trabalho, atividades físicas, relacionamentos, sexo, enfim tudo o que nos cerca e que faz parte da nossa vida.

De nada adianta dizermos que estamos sem doença se nos alimentarmos mal, ou excedermos na bebida, ou fumarmos.  Além disto, diariamente, estamos expostos a diversos fatores de risco sem  nos darmos conta: agrotóxicos, poluição, hormônios adicionados aos alimentos, ambientes fechados e cheios de mofo, etc.

Viver é difícil, mas quem sabe se observarmos melhor nossos arredores poderemos eliminar o que nos faz mal? Assim, faço um convite a todos para participarmos ativamente desta coluna.  Aqui falaremos de doenças especificas, tratamentos e medicamentos alternativos, alimentação, dicas de saúde, prevenção e de tudo o que houver de sugestões e novidades

Sejam bem-vindos!

5 DE AGOSTO:  DIA NACIONAL DA SAUDE

Dia 5 de agosto é o Dia Nacional da Saúde. Mas não  é somente neste dia que devemos cuidar dela, não é? O cuidado com a saúde e um hábito que todos devemos ter. É importante lembrarmos da nossa saúde diariamente.

O que  nem todos sabem é que essa data foi escolhida em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu no dia 5 de agosto de 1872 e foi pioneiro no estudo de moléstias tropicais e da medicina experimental  no Brasil.

A saúde resulta do equilíbrio  físico, orgânico e mental do nosso corpo, conquistado dia-a-dia.  Esse equilíbrio é adquirido através de vários fatores:boa alimentação à base de frutas, verduras, carboidratos, proteínas, pouca gordura e muita água; um bom descanso; alguma atividade física; cuidados com a higiene pessoal; horas de lazer.

Todavia, o ambiente em que vivemos também deve oferecer qualidade de vida que pode ser traduzida em saneamento básico, coleta de lixo e depósito em aterros sanitários adequados, ar puro, água própria para consumo humano, áreas verdes, combate às doenças.

Percebam como a saúde é conseqüência dos nossos hábitos e ações sobre o meio em que vivemos.

Vamos refletir sobre o que mais cada um poderia dar de contribuição para a sua própria saúde e uma vida longa e saudável.

Para maiores informações sobre a saúde, entre em contato nossos profissionais.

No Brasil, comemora-se ainda, no dia 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo e o Dia de Combate a Desnutrição; no dia 30 de agosto,o Dia Nacional de Combate a Esclerose Múltipla; no dia 31 de agosto, o dia do Nutricionista.

Desejamos a todos uma ótima saúde. (Nelson Cardoso, médico psiquiatra)