Antoniocarlenses discutem a importância da Assistência Social para o município

Aproximadamente 70 pessoas participaram da VI Conferência Municipal da Assistência Social de Antônio Carlos, que aconteceu no dia  04 de agosto. Durante toda a manhã foi debatido a importância da Assistência Social para os municípios.

Logo no inicio do evento o assistente social, Rafael Menegon, mostrou dados dos trabalhos desenvolvidos pela Assistência Social de Antônio Carlos. Atualmente o município possui 344 famílias de baixa renda, famílias cadastradas no cadúnico somam 183, beneficiários cadastrados no Programa Bolsa Família são 88 e famílias com perfil para o Programa Bolsa Família 123. Menegon lembrou que o município de Antônio Carlos oferece vários serviços na área de Assistência Social como: sexta básica, auxílio funeral, auxílio construção, atenção a 3ª idade, auxílio ao desabrigado e o curso de patchwork. O Executivo Municipal também oferece serviços de saúde mediados pela Assistência Social: fraldas, auxílio óculos, empréstimos de cadeiras de rodas, amuletas e cadeira de banho.

Em seguida a palestrante, mestre em Serviço Social, Queli Anschau, ressaltou para os presentes o que é o SUAS  (Sistema Único de Assistência Social) e o CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social). Após a palestra, os participantes discutiram questões como: participação da comunidade, demandas do município na área de assistência social, serviços oferecidos e o que precisam ser oferecidos, co-financiamento estadual e federal.

Ao final foi realizada a eleição dos delegados, seis ao total, que irão representar o município na Conferência Estadual de Assistência Social que ocorrerá no mês de outubro em Florianópolis. Os mesmos terão o dever de encaminhar juntamente com a comissão organizadora do evento as propostas e deliberações ao Executivo e Legislativo Municipal e também à Conferência Estadual de Assistência Social.