Não perca a Ópera do O Imigrante

Os antoniocarlense terão a oportunidade de relembra um pouco da história da chegada dos primeiros imigrantes alemães em Santa Catarina no dia do aniversário dos 46 anos de Emancipação Política de Antônio Carlos, com a ópera O Imigrante, do maestro Acácio Santana.

A ópera é uma homenagem ao povo alemão que saiu da sua terra e se deslocou em setembro de 1828 para um local totalmente desconhecido, formando em março de 1829 a primeira Colônia Alemã de Santa Catarina, São Pedro de Alcântara. "O povo alemão enriqueceu o desenvolvimento do nosso Estado com sua preciosa contribuição social, cultural, econômica, política e religiosa", afirma o maestro, Acácio Santana."Está ópera trata-se de uma versão poético-musical romanceada dos principais momentos que marcaram a epopéia do imigrante alemão em Santa Catarina", completa.

Conta à história de um jovem casal alemão que moram na Alemanha e se separam, pois o rapaz parte com seus pais para o Brasil, mais especificadamente, São Pedro de Alcântara, Santa Catarina, deixando sua amada na Alemanha . Durante a viagem o rapaz acaba se apaixonando por uma outra alemã, no qual os dois se casam no Brasil, assim sendo, o primeiro casal a se casarem na primeira Colônia Alemã do Estado.

O Imigrante é dividido em três blocos. "A Partida" mostra os sonhos dos alemães em buscar novas terras e possibilidades sobrevivência, o Adeus a Pátria e ao Povo da Alemanha e a separação do casal principal Carlos e Karim. Ele parte para o Brasil e ela fica na Alemanha. Já o segundo é "A Viagem" que lembra a expectativa de avistar a nova Pátria e o sofrimento Carlos, no qual encontra consolo em Cristina, seu novo amor. Neste momento que é representado a chegada dos alemães no Estado. E a "Conquista" irá mostrar a chega a colônia e a busca pela terra prometida e a decepção com as condições oferecidas. É neste bloco que acontece o primeiro casamento em São Pedro de Alcântara, de Carlos e Cristina.

Santana relata ainda que esta obra acaba com um Exaltação ao Imigrante Alemães, cujo trabalho e contribuição foram e continuam sendo marcantes no desenvolvimento de Santa Catarina. "A chegada dos alemães enriqueceu muitos o nosso Estado, principalmente no aspecto humano, a honestidade, dedicação, trabalho, respeito, solidariedade e o principal o amor a terra que adotaram como sua nova pátria e às pessoas que abraçaram como seus novos irmãos", declara emocionado Santana.

A Ópera do Imigrante é inédito no Brasil. Foi escrita para as comemorações do sesquicentenário da Imigração Alemã em Santa Catarina, 1979. Agora foi reescrita para as comemorações dos 180 anos da mesma. O maestro escolheu quatro municípios do Estado para se apresentarem, São Pedro de Alcântara, Rio Fortuna, São Bonifácio e para fechar o circuito Antônio Carlos.

"Estamos no ano que o Estado comemora 180 anos da Colonização Alemã, nossos munícipes são de origem germânica, 2010 Antônio Carlos também comemora 180 anos de colonização. A ópera O Imigrante não é um presente que estamos dando para os antoniocarlenses", afirma o prefeito, Geraldo Pauli.

O evento tem duração de 1h40 e ocorre às 20h, na Igreja Matriz de Antônio Carlos. Antoniocarlense participe das comemorações do aniversário de município, pois todos os eventos foram organizados pensando em você.