Antônio Carlos festeja longevidade
Música, comidas típicas e desfile de beleza foram os ingredientes principais da Festa da Terceira Idade de Antônio Carlos 2008, realizada nesta quarta-feira, com a participação de mais de 400 idosos. Antônio Carlos tem um motivo mais do que especial para comemorar o mês do idoso, pois é a primeira cidade de Santa Catarina e a segunda do país em expectativa de vida, de acordo com o IBGE. As pessoas vivem em média 77,9 anos no município.
O fator principal para a longevidade de Antônio Carlos é a manutenção do estilo de vida saudável, combinada à boa alimentação e exercícios do trabalho ainda executado pela maioria dos idosos na lavoura e nos afazeres domésticos. E ainda o Programa de Saúde da Família e os Grupos da 3ª Idade, desenvolvidos pela secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, aliados à proteção e ao zelo familiar, contribuem para a vida longa.
A confraternização, que acontece todos anos, envolve os seis grupos da Terceira Idade do município. Os idosos se divertem e aproveitam para rever velhos amigos e colocar a conversa em dia. Antes da festa, eles participaram de uma missa de ação de graças pela longevidade que alcançaram.
O ponto alto da festa foi o concurso que elegeu a Rainha da Terceira Idade de Antônio Carlos 2008. Os cabelos grisalhos, o sorriso espontâneo e a simpatia de Tereza Guesser Decker, de 78 anos, conquistou o júri. Tereza tem 16 filhos, 38 netos e 9 bisnetos e é um dos exemplos da longevidade de Antônio Carlos.
A festa dos idosos é uma promoção da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, com a colaboração do comércio da cidade.