Multidão invade Rachadel para Festa da Hortaliça
A fila de carros em direção a Rachadel, interior de Antônio Carlos, foi constante desde as primeiras horas do último domingo. Gente de toda Grande Florianópolis e de diversas cidades do estado queriam chegar à Terra das Hortaliças e prestigiar a festa que comemora o cultivo do maior produtor de verduras de Santa Catarina. A rua principal da comunidade foi estreita demais para acomodar mais de 10 mil espectadores que se espremiam para não perder nenhum detalhe do desfile de máquinas agrícolas, um verdadeiro show de criatividade.
Quase 70 máquinas foram ornamentadas com frutas e verduras. Os agricultores fizeram réplicas de lavouras e de suas casas para representar o cotidiano do campo. Abraão Felts reproduziu as plantações da família e colocou em sua alegoria regadores mecanizados, iguais aos que usa para molhar as verduras na roça. O carro chamou a atenção dos espectadores e do júri, que o elegeu como o mais criativo da festa. Como prêmio, o agricultor recebeu R$ 3 mil.
Além do desfile de máquinas, os visitantes apreciaram a culinária típica de Antônio Carlos. O prato principal foi o frango assado com recheio alemão. Foram preparados e comercializados 1.300 frangos. Para acompanhar, porções de saladas oferecidas gratuitamente. Cucas, doces e pães caseiros completaram o cardápio germânico.
"Sem dúvida, a Festa da Hortaliça é um dos eventos turísticos mais importantes da Grande Florianópolis e, por que não dizer, do estado. A organização fez o melhor para bem atender todos os visitantes", disse o prefeito Ivens Scherer. Ivens recepcionou um dos visitantes mais ilustres da festa, o governador Luiz Henrique, que assistiu ao desfile de máquinas e saudou todos os agricultores.
No sábado à noite, o Baile da Rainha levou muita gente ao salão de Rachadel. Animação não faltou no baile do Raça Fandangueira. A jovem Ana Paula Gorges levou a faixa e a coroa de Rainha das Hortaliças de 2008. No domingo, o Grupo Herança fechou a programação musical com um grande fandango.